27 de junho de 2008

"Obra mais emblemática de sempre"

A "Praia Towers" é um novo empreendimento que vai ser construído na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde e cujo orçamento atinge os 50 milhões de Euros.

Ao saber desta notícia fiquei radiante e ao mesmo tempo apreensiva. Estarão a ser gastas verbas que poderiam melhorar outras áreas necessitadas em Cabo-Verde? Com tantos problemas socio-económicos para resolver, será uma boa ideia enterrar tanto dinheiro num empreendimento desta envergadura? Talvez seja bom para a capital e para o país. Talvez abra portas e seja um trampolim para lançar a ilha e do país a um patamar mais alto, quase equiparado a um país menos desenvolvido da Europa. Ou talvez, e como acontece em vários casos em que se gastam balúrdios em projectos, este dinheiro esteja a ser mal empregue.

Não obstante, é motivo de orgulho. Significa que o país está a desenvolver. Espero que outras medidas sejam tomadas no sentido de melhorar outras áreas que carecem de ajuda urgente.

As torres vão albergar escritórios e possui ainda plataforma central onde se vai situar o centro de conferências internacionais, com capacidade para 5 mil pessoas. O empreendimento vai ter ainda ainda um parque de estacionamento, um centro comercial com centenas de lojas, restaurantes e esplanadas, e ainda um museu e um hotel.

O primeiro-ministro, José Maria Neves, considerou esse projecto como sendo um "grande salto", dado a sua dimensão e ousadia e "uma visão clara do futuro, que quer projectar um Cabo Verde novo, moderno e que quer ser diferente pela positiva e contribuir para a modernidade".

Sem comentários: