16 de junho de 2008

Pés mimados, alma lavada

Chegou o calor e tenho reparado que as mulheres andam com as suas sandálias novas revelando pés bem arranjados, unhas curtinhas e bem pintadas, a pele suave, pêlos inexistente e outros "arranjos" apenas possíveis se fizermos uma boa sessão de pedicure, coisa que nunca fiz mas tenho de começar a fazer. Razão, muito simples. Tenho olhado para os meus pés ultimamente e depois de ver esses tais pés de cinderela, vejo que os meus estão muito maltratados, coitados. Não têm recebido os merecidos mimos. Afinal, são a parte do corpo que mais sofre e cujo valor muitas vezes não reconhecemos. Ora, em relação aos meus pés, eu reconheço que não tenho reconhecido o seu valor. Olho para eles e penso "coitadinhos, aí tão desprovidos de brilho e cor". É que há imensas formas de mimarmos os nossos pés e que eu desconhecia. Existem cremes (muitos cremes), um para hidratar, outro para retirar peles que não fazem falta ali, um óleo especial que ajuda prevenir secura entre os dedos e no calcanhar, existem vários pequenos instrumentos que servem para tratar das unhas, retirar peles, existem vernizes de infinitas cores, enfim, uma panóplia de coisas que ajudam no processo de "criar" um aspecto saudável e bonito aos pés, tão bonito que poderemos exibi-los em variadíssimas qualidades de sandálias da moda.

Eu desconhecia, ou melhor, ignorava estes pormenores no tratamento aos pés. O pé para mim apenas servia para andar, nunca mas nunca liguei a essa coisa de pedicure (sempre achei que era mais um capricho maricas das mulheres). Mas depois de ver o ritual que as minhas irmãs fazem para que o pé fique naquele estado impecável, cheguei à conclusão que a estúpida era eu, que andei este tempo todo a menosprezar os meus pés e a mostrá-los ao mundo de qualquer maneira. Não é que tenha os pés feios e maltratados, mas não são "mimados", não fazem parte dos meus cuidados de beleza usuais. Tiro os pêlos dos dedos com uma pinça e sem qualquer convicção e carinho e aplico creme às três pancadas. Não me ralo minimamente com os pormenores. Ora, não é assim que se deve tratar um pé!

De forma que, prometo aqui a agora aos meus queridos pés passar a olhar para eles e tratá-los de outra forma. Caramba, eles até são bonitos!

Sem comentários: