É uma realidade. Há uma lista de motivos para que uma pessoa se sinta angustiada, sufocada e sem saída neste país. Olho à minha volta, e vejo que todos se queixam, todos andam de cara fechada, todos se fecham em casa depois do trabalho. As conversas que oiço resumem-se ao futebol, aos programas de televisão (nem preciso dizer que programas são), aos mil e um problemas que o país atravessa: são os fogos, é a crise, são os nossos líderes de carácter fraco e mentirosos, são as manifestações por causas erradas (i.e. contra emigração, contra lobby gay...pelo amor da santa, com tanta coisa errada neste páis!), são os problemas na educação... e tantos, tantos outros problemas. Não se fala em mais nada. Olho à minha volta e vejo que as pessoas estão a perder a esperança e não estão dispostas a lutar.
Não há uma única conversa animadora, não há sorrisos, nem brincadeiras. É triste ver em que este povo se está a transformar. Não admira que, na falta de outras “escapatórias”, se refugiem no futebol e nos reality shows da moda. Basta ligar a televisão e ver os programas que passam em horário nobre. Ora vejamos... temos “Senhora Dona Lady”, e “Esquadrão G” na SIC, temos “1ª Companhia” e “Fiel ou Infiel” na TVI. Quanto a mim, este tipo programas só servem para estupidificar um povo que neste momento precisava de outras motivações. Caramba, não precisamos que nos tapem os olhos com este tipo de “distracções”. É puro lixo, são programas completamente ocos com os quais não se aprende nada. A nossa cultura está "nas lonas" com se costuma dizer... mas é natural, já que nos fica tão caro obter um pouco de cultura! A Cultura em Portugal é para gente com dinheiro. A arraia miúda tem que se contentar com a televisão nacional.. e já está de bom tamanho! É triste ver que o povo português se está a refugiar na mais aburda futilidade. É que nem o telejornal se safa, já que nos entopem diariamente com tragédias e mais tragédias e depois no final, histórias macabras das santas terrinhas que não interessam nem ao menino Jesus.
Precisamos que nos alimentem a mente e nos refresquem a alma. Será que o objecto é povo ignorante, povo feliz? Precisamos urgentemente de uma lufada de ar fresco neste país à beira mar plantado senão estamos condenados a viver na mais obscura passividade e ignorância.
Não levantemos o rabo de sofá que não é preciso.
(a sério...já não há pachorra para este mau astral)
6 comentários:
Nossa senhora!!!!!
Amiga, isso aí tá mal mesmo, tenho visto no telejornal que dá na rtp Africa, problemas em todos os sectores, os politicos são simplesmente nojentos, aghh.
Esclarece-me uma coisa, além da RTP's, SIC's e TVI's, não tem outros canais?
bjos
Paula
Oi amiga!
Para responder à tua pergunta sobre os canais, temos sim, temos vários canais temáticos e de filmes etc...mas só por TVCABO, e como deves calcular, também isso está caro por cá, logo nem toda a gente tem. Mas quanto a mim, mesmo que tenham, acho que preferem os canais nacionais mesmo.
Dos nacionais, o único q se aproveita é a RTP. É triste mas é verdade. O pior é que os poucos bons programas que existem nestes canais, são remetidos para as madrugadas! Mas eu sou algum morcego para ficar a noite inteira acordada para ver bons programas?!
Bleh!
Um beijão Paulinha!
Olha, desliga a tv ;)
Não desligo porque tenho outras alternativas, mas não posso deixar de dizer que a nossa televisão está muito pobre.
Se dizes que os vossos programas nacionais são uma porcaria imagina os de Moçambique, uma comédia (pelo menos dá para rir)enfim, também temos tv por cabo, o básico custa 20.00 Usd vai até aos 70.00 Usd.
Falando em programas de porcaria e de comédia, começou a 1 mês e tal na nossa tv nacional, um programa "idêntico" ao vosso Operação Triunfo, aqui se chama Fama Show bom, isto para dizer que tem sido uma mistura de porcaria e comédia, o pessoal não está habituado a fazer programas em directo, então tas a imaginar...as vezes dá-me tanto nojo que tanto dá para rir como para mudar de canal enfim...
bjos
Paula
Eu imagino. Vou confessar que até aprecio alguns reality shows, mas deste género não. Fui espectactora assídua do primeiro Big Brother em Portugal e admito que foi uma inovação na televisão, e um bom entretinimento. Não vou negar que gosto deste tipo de programa, mas que façam reality shows com nível. Tomem como exemplo reality shows como os que passam no People & Arts e noutros canais por cabo, que são programas em que os membros até concretizam qq coisa digna de se ver.
Mas isso é o menos. Acho que no fundo é um escape que as pessoas encontram ao fim do dia e se isso as alivia, tanto melhor. O problema maior neste momento em Portugal é mesmo o conformismo total. Já ninguém quer saber de nada.
Enviar um comentário