11 de setembro de 2006

Em Busca do Da Vinci Perdido

Ontem vi um documentário fascinante no Discovery Channel sobre uma possível obra perdida de Leonardo Da Vinci. O documentário acompanhou todo o processo de investigação desta obra misteriosa obra que retrata duas crianças abraçadas.

O detentor actual deste quadro tinha-o adquirido há 30 anos num leilão e, acreditando que esta seria uma das obras perdidas de Da Vinci, tentou, desde então provar a autenticidade da tela. Entregou-o Martin Kemp, Professor da Universidade de Oxford e especialista mundial em obras de Da Vinci, que liderou a investigação da tela. Depois de ser terem feitos variados testes à obra para determinar a autentificação da tela, chegou-se à conclusão que se tratava de uma pintura da época feita em Itália e que de que seria sem sombra de dúvida um trabalho feito dentro do círculo de Leonardo Da Vinci, provavelmente pelas mãos de um dos seus mais talentos aprendizes.

O quadro representa um abraço (eu diria mais, um beijo) entre Jesus Cristo e João Baptista quando crianças.

O verdadeiro significado desta obra permanece um mistério, o que é normal, já que quase todas as obras de Da Vinci estão repletas de simbologia. E consequentemente, as dos seus aprendizes também.
Eu tenho uma teoria sobre a intenção de Da Vinci, mas não ouso proferi-la. Mas se existe um significado oculto, apenas ele detém a verdade sobre o mesmo. Se Leonardo Da Vinci já era considerado um herege, imaginem se o significado deste quadro for para além do que as pessoas imaginam. Pelo que dizem, Da Vinci gostava de provocar a igreja. Sabemos que as suas obras contém mensagens ocultas, mas o significado real, esse acredito que tenha ido ele para o túmulo. Nós apenas podemos conjecturar. Na minha opinião, Da Vinci estava muito à frente do seu tempo e não me admiraria nada que ainda nos dias que correm, a descoberta das verdadeiras mensagens dos seus quadros fossem surpreendentes.

Sem comentários: