22 de julho de 2005

santiago::recordações

Santiago foi onde passei uma grande parte da minha infância. É um lugar especial. Na capital Praia, já se notam sinais significativos de desenvolvimento, mas infelizmente também é palco de alguma probreza, mas como eu disse no outro post, não é por isso que as pessoas deixam de sorrir.

Ao passarmos pelas ruas da Praia e zonas circundantes, vê-se de tudo um pouco.

Vi muitas casas degradadas e outras em construção com pessoas a viverem lá dentro (muitas sem luz e água) mas também vi casas grandes e bem vistosas. Não foi grande surpresa. A cidade, apesar de ter mudado e crescido, continua igual a si mesma. As senhoras continuam a vender "drops" e "chuingas" perto das escolhas, o mercado municipal continua animado com as vendedoras e as suas frases sempre bem dispostas ... "ó freguesa nha bem odja kés mangui sabi"; os muidos continuam a brincar na rua com os seus brinquedos artesanais e as mesmas brincadeiras de sempre.

Tive noção de que muita coisa mudou, a cidade cresceu muito, as pessoas já têm acesso a muitos mais coisas, mas desse crescimento também resultaram coisas negativas: a criminalidade aumentou, existem mais problemas sociais etc... mas a essência continua lá, aquela chamazinha continua na alma das gentes de Cabo-Verde. E ainda bem.


Recordações

a minha antiga escolinha e uma das salas de aulas... não resisti!



a casa de rés de chão onde morávamos ...
mudaram pintaram as portas e janelas de branco, eram amarelas :)

Sem comentários: